Chocolate quente de leite de castanha de caju

Nessa época do ano todos buscam se reconfortar com uma bebida quente saborosa. Que tal preparar um chocolate quente vegano para fazer companhia nesse friozinho?

O sabores do fim de semana de hoje é chocolate quente de leite de castanha de caju.

Você vai precisar de:

1 xícara de oleaginosas cruas e sem sal inteiras (125 g) ou quebradas (70 g)
3½ a 4 xícaras (840 a 960 ml) de água
¼ de xícara (40 g) de gotas de chocolate amargo
3 colheres (sopa) de cacau em pó sem adição de açúcar
½ colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de xarope de bordo (maple syrup), opcional

Como fazer:

  1. Deixe as oleaginosas de molho durante a noite. Gosto de usar potes de vidro (960 ml) para fazer essa
    etapa. Uso água filtrada. A água não precisa estar em uma temperatura específica. Coloque as oleaginosas
    no pote. Coloque água suficiente para cobrir, deixando de 2,5 a 5 cm a mais. Elas incham de leve durante a demolha. De manhã, escorra-as e enxágue-as bem.
  2. Coloque as oleaginosas no copo de um liquidificador potente com 3½ xícaras (840 ml) de água. Bata por 2 minutos. Começo batendo na velocidade baixa. Aos poucos vou aumentando a velocidade.
  3. Apoie uma peneira fina em cima de uma tigela grande. Forre a peneira com um tecido fino de algodão ou um saco de voal próprio para leites vegetais.
  4. Despeje o leite batido por cima de tecido ou do saco de voal. Nessa hora, gosto de deixar a gravidade agir sozinha. Leva mais ou menos 5 minutos para a maior parte do líquido cair na tigela.
  5. Pegue o saco ou tecido e aperte delicadamente. Você vai ver que vai sair uma grande quantidade de líquido. Continue espremendo até sentir que o líquido acabou. É uma boa ginástica para as mãos!
  6. Se quiser, junte o adoçante de sua escolha e bata novamente por 2 minutos.
  7. Coloque a polpa numa assadeira forrada com papel-manteiga. Fica uma massa úmida e com grumos. Com os dedos mesmo, esfarelo a polpa e espalho-a pela assadeira, para que seque com mais facilidade.
  8. Com o auxílio de um funil, passe o leite vegetal para o pote de vidro. Guarde-o na geladeira de 3 a 4 dias, ou no freezer por até 2 meses.
  9. Quando o leite estiver pronto, junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio. Se gostar de bebidas mais doces, junte o xarope de bordo. Pessoalmente, acho que não precisa.
  10. Mexa sem parar até os ingredientes se misturarem e o chocolate derreter. Leva de 5 a 7 minutos. Sirva imediatamente.

Essas e outras receitas você encontra em Leites e manteigas vegetais. São mais de 60 receitas veganas sem glúten, ideais para quem precisa de um café da manhã nutritivo ou um lanche rápido entre as refeições e para aqueles que só querem relaxar na companhia de uma xícara de chocolate quente com bolinhos.

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!