Torta de chocolate com caramelo salgado

Quer impressionar e agradar paladares exigentes? Então se liga nesta receita.

O sabores do fim de semana de hoje é torta de chocolate com caramelo salgado.

Você vai precisar de:

Massa sucrée
3 xícaras (350 g) de farinha de trigo
175 g de manteiga cortada em pedaços pequenos (em temperatura ambiente)
½ xícara (100 g) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 ovo

Caramelo
1¼ xícara (250 g) de açúcar
1 colher (sopa) de mel
⅔ de xícara (160 g) de creme de leite fresco
2 colheres (chá) de sal
100 g de manteiga

Ganache
⅓ de xícara (80 g) de creme de leite fresco
160 g de chocolate meio amargo picado ou em gotas
20 g de manteiga em temperatura ambiente ou levemente amolecida flor de sal para acabamento (opcional)

Como fazer:

Massa sucrée
1. Em uma batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme pálido e fofo.
2. Adicione o ovo e bata até incorporar bem.
3. Retire a massa da batedeira e junte a farinha e o sal. Incorpore até ter uma massa lisa e homogênea.
4. Divida a massa em duas partes iguais. Embrulhe em filme de pvc e leve à geladeira por, pelo menos, 30 minutos.
5. Abra a massa entre dois pedaços de filme de pvc, tapetes de silicone ou pedaços de papel-manteiga. Outra opção também é abrir a massa sobre a bancada enfarinhada.
6. Enrole a massa aberta no rolo e desenrole sobre a fôrma baixa removível e 24 cm de diâmetro. Forre a fôrma pressionando a massa para que ela cubra perfeitamente cada cantinho.
7. Asse-a por 30 minutos ou até dourar, prestando muita atenção durante os primeiros 15 minutos no aparecimento de bolhas, que devem ser furadas.

Caramelo
1. Coloque o açúcar e o mel em uma panela e umedeça com um pouco de água (¼ de xícara é mais que suficiente). Leve ao fogo e deixe que derreta e forme um caramelo na cor âmbar bem escura. Evite mexer com colher durante o processo. Em vez disso, agite a panela para misturar.
2. Misture o creme de leite e o sal em uma outra panela e aqueça.
3. Quando o caramelo chegar ao tom desejado, adicione o creme de leite quente e mexa até incorporá-lo e todo o caramelo que, eventualmente, possa ter solidificado esteja derretido.
4. Retire do fogo, adicione a manteiga e mexa até formar um creme liso e homogêneo.

Ganache
1. Antes de preparar a ganache, é necessário esperar que o caramelo esfrie e firme um pouco, ficando com uma textura semelhante à de doce de leite. Se você se apressar e colocar a ganache sobre o caramelo quente, os dois poderão se misturar e não teremos o efeito desejado, de duas camadas.
2. Quando o caramelo estiver na consistência certa, prepare a ganache. Aqueça o creme de leite até ferver e despeje sobre o chocolate, misturando até que ele derreta e fique homogêneo. Acrescente a manteiga picada e misture bem.

Montagem
1. Coloque o caramelo sobre a massa assada.
2. Disponha delicadamente a ganache sobre o caramelo. Gire levemente a fôrma em seu próprio eixo para espalhar a ganache uniformemente sobre a torta.
3. Deixe esfriar em temperatura ambiente por, no mínimo, 2 horas antes de servir.
4. Se quiser, salpique com flocos de flor de sal.

Essa e outras receitas você encontra em A simples arte de fazer tortas doces. O livro ideal para quem quer descobrir os segredos e aprender as técnicas para preparar as mais deliciosas tortas doces. A renomada confeiteira Lu Bonometti leva você para um passeio pelas tradições de vários cantos do mundo, mostrando a diversidade de receitas que estão à nossa disposição, desde a conhecida torta de maçã americana até uma exótica torta japonesa de frutas, passando pela brasileiríssima torta de limão e tantas outras de dar água na boca.

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!