Espaguete com almôndegas de tempeh

Se tem uma receita com cara de família, é esta. Não importa se é a sua família de sangue ou a dos seis amigos que moram com você num apartamento sem ventilador no teto, uma coisa é certa: nada melhor que espaguete com almôndegas para juntar todo mundo. E o melhor: a receita é vegana.

Você vai precisar de:

Para as almôndegas:
450 g de tempeh
1 xícara de água
1 colher (sopa) de molho tamari ou de soja
1 colher (sopa) de azeite
2 dentes de alho bem picados
3 colheres (sopa) de ketchup
1 colher (sopa) de mostarda de Dijon
1/2 colher (chá) de orégano seco
1/2 colher (chá) de tomilho seco
1/2 colher (chá) de sal
várias pitadas de pimenta-do-reino moída na hora
1/2 xícara de cebola bem picada
1 xícara de panko
azeite, para fritar

Para montar o macarrão:
220 g de espaguete
4 xícaras de molho Marinara
pimenta calabresa
pimenta-do-reino moída na hora

Para o molho:
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola pequena bem picada
3 dentes de alho bem picados
1 colher (sopa) de açúcar mascavo claro
1 colher (chá) de tomilho seco
1 colher (chá) de orégano seco
1 colher (chá) de pimenta calabresa
pimenta-do-reino moída na hora
700 g de polpa de tomate com manjericão
1 colher (chá) de sal

Como fazer:

Preparo das almôndegas

Esmigalhe o tempeh em pedacinhos dentro de uma panela com capacidade para 2 litros. Junte a água, o molho tamari ou de soja e o azeite. Tampe e deixe levantar fervura. Assim que levantar fervura, cozinhe em fogo brando por cerca de 15 minutos, com a panela semitampada para o vapor escapar. Boa parte da água deverá ser absorvida. Se sobrar água, escorra; coloque o tempeh numa tigela e leve-o ao freezer para esfriar por cerca de 10 minutos. Mexa depois de 5 minutos para ajudar a esfriar mais rápido. Assim que o tempeh esfriar, acrescente o alho, o ketchup, a mostarda, o orégano, o tomilho, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem. Junte a cebola e o panko e misture bem tudo com as mãos, até formar uma massa homogênea. Se achar que não deu liga, vá juntando mais panko, 1 colher (sopa) por vez, até a massa ficar firme e compacta, ideal para moldar as almôndegas. À mão, molde as almôndegas do tamanho de bolas de golfe. Preaqueça uma frigideira antiaderente grande, de preferência de ferro fundido, em fogo médio. Cubra a frigideira com uma camada fina de azeite. Coloque as almôndegas, uma a uma, rolando-as na frigideira para cobri-las de azeite. Se a frigideira não acomodar todas as almôndegas com folga, frite-as em duas levas. Frite-as por cerca de 10 minutos, rolando-as sempre para que cozinhem de forma homogênea.

Preparo dos espaguete

Assim que o tempeh esfriar, acrescente o alho, o ketchup, a mostarda, o orégano, o tomilho, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem. Junte a cebola e o panko e misture bem tudo com as mãos, até formar uma massa homogênea. Se achar que não deu liga, vá juntando mais panko, 1 colher (sopa) por vez, até a massa ficar firme e compacta, ideal para
moldar as almôndegas. À mão, molde as almôndegas do tamanho de bolas de golfe. Preaqueça uma frigideira antiaderente grande, de preferência de ferro fundido, em fogo médio. Cubra a frigideira com uma camada fina de azeite. Coloque as almôndegas, uma a uma, rolando-as na frigideira para cobri-las de azeite. Se a frigideira não acomodar todas as almôndegas com folga, frite-as em duas levas. Frite-as por cerca de 10 minutos, rolando-as sempre para que cozinhem de forma homogênea.

Preparo do molho

Preaqueça uma panela com capacidade para 2 litros em fogo médio. Despeje o azeite. Refogue a cebola no azeite por cerca de 5 minutos, até dourar de leve. Junte o alho e refogue por cerca de 30 segundos, até soltar o aroma. Adicione o açúcar mascavo e refogue por cerca de 1 minuto, até dissolver e cobrir bem a cebola. Junte o tomilho, o orégano, a pimenta calabresa e a pimenta-do-reino. Acrescente a polpa de tomate e o sal e misture bem. Deixe a panela semitampada para que o vapor escape, e cozinhe por cerca de 15 minutos. Confira o tempero e sirva.

Essa e outras receitas você encontra em Os segredos veganos de Isa. A missão desse livro é ajudar você a preparar pratos saborosos sem carne, com ingredientes frescos, para o dia a dia. A maioria das receitas não precisa de mais do que 30 minutos para ficar pronta, e mesmo as mais demoradas são práticas, pois permitem que você tenha tempo livre enquanto os ingredientes cozinham em fogo baixo ou douram no forno. 

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!