Leite de avelã e baunilha

Quer uma bebida vegana?

O sabores do fim de semana de hoje é leite de avelã e baunilha.

Você vai precisar de:

1 xícara (135 g) de avelã crua e sem sal deixada de molho à noite
3½ xícaras (840 ml) de água
1 colher (chá) de semente de fava de baunilha

Como fazer:

  1. Escorra e enxágue a avelã.
  2. Bata a avelã com a água no liquidificador de 2 a 3 minutos até a mistura ficar homogênea.
  3. Apoie uma peneira fina em cima de uma tigela grande. Forre a peneira com um tecido fino de algodão ou um saco de voal próprio para leites vegetais.
  4. Despeje lentamente o leite por cima do tecido ou do saco de voal, tomando cuidado para não encher
    demais o recipiente. Recomendo que prepare o leite em pequena porções, para evitar bagunça.
  5. Pegue o saco ou tecido e aperte delicadamente. Continue espremendo até sentir que o líquido acabou.
  6. Deite a polpa numa assadeira forrada com papel-manteiga.
  7. Repita o processo até extrair o leite todo.
  8. Devolva o leite ao liquidificador e adicione a baunilha e o outro adoçante de sua escolha. Bata a mistura rapidamente.
  9. Sirva o leite imediatamente ou leve-o à geladeira para servir depois. Ele dura até 4 dias.

Usando ingre­dientes como castanhas de caju, amêndoas, avelãs – e com alguns truques na manga, como as sementes de girassol para quem é alérgico a nozes –, Melissa mostra em Leites e manteigas vegetais que é possível preparar smoothies, pastas, cookies, barrinhas, granolas, muffins, trufas, brownies e sorvetes muito melhores que as versões industriali­zadas. São mais de 60 receitas veganas sem glúten, ideais para quem precisa de um café da manhã nutri­tivo ou um lanche rápido entre as refeições e também para aqueles que só querem relaxar na companhia de uma xícara de chocolate quente com bolinhos.

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