Quiche de abobrinha e tomate

O Sabores do fim de semana de hoje é quiche de abobrinha e tomate!

Você vai precisar de:

MASSA INTEGRAL DO QUICHE:
1¼ xícara de farinha de trigo com fermento
¾ de xícara de farinha de trigo integral
½ colher (chá) de sal marinho
½ xícara de água
¼ de xícara de azeite

RECHEIO:
2 abobrinhas
3 tomates maduros (1 grande e 2 pequenos)
1 cebola roxa
2 dentes de alho
azeite a gosto
4 folhas de manjericão picadas
½ colher (chá) de sal marinho pimenta-do-reino a gosto

CREME:
1 caixinha de creme vegetal culinário
½ xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de farinha
de grão-de-bico (opcional)
1 colher (sopa) de linhaça
alho em pó, cúrcuma e sal a gosto

Como fazer:

  1. Misture num recipiente as farinhas e o sal. Num copo alto, misture a água com o azeite. Faça uma cova no centro das farinhas e adicione o líquido, mexendo rapidamente até formar uma bola que se solte da tigela. Deixe repousar na geladeira durante 5 minutos.
  2. Sobre uma superfície enfarinhada, estenda a massa com auxílio de um rolo. Corte na forma pretendida para preparar quiches ou empadas.
  3. Com um rolo e sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa em forma de disco. Transfira para uma fôrma de torta untada e apare as bordas com uma faca ou tesoura. Fure levemente o fundo com um garfo e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 15 minutos. Retire do forno, sem desenformar.
  4. Prepare os vegetais. Lave e corte as abobrinhas em rodelas finas. Tire a casca do tomate grande e pique a polpa; corte os tomates pequenos em fatias finas e reserve para decorar a quiche. Corte a cebola em fatias finas e pique o alho.
  5. Aqueça uma frigideira grande com um fio de azeite. Salteie o alho e a cebola, até esta ficar translúcida e macia. Junte o tomate picado e o manjericão e deixe cozinhar por mais
    2 ou 3 minutos. Misture as abobrinhas e tempere com o sal e a pimenta. Deixe saltear em fogo médio a alto durante cerca de 5 minutos ou até as abobrinhas murcharem. Acerte o tempero e desligue o fogo.
  6. Faça o creme: numa tigela, misture os ingredientes e bata durante 1 minuto com um fouet. Despeje o creme na frigideira e incorpore bem.
  7. Despeje o recheio sobre a massa já assada e alise; disponha por cima as fatias de tomate reservadas e pressione ligeiramente.
  8. Leve ao forno a 180 °C durante cerca de 15 minutos ou até a quiche dourar.

Essa e outras receitas você encontra no livro Cozinha vegana para o dia a dia. Neste livro, a autora Gabriela Oliveira, selecionou mais de 100 receitas sem carne, peixe, ovos ou laticínios que podem ser servidas sozinhas em uma refeição rápida ou combinadas para montar um verdadeiro banquete para toda a família.

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!