Tarte au citron (Torta de limão ao estilo francês)

Não sabe o que fazer de sobremesa para o almoço de domingo?

Se liga na receita que separamos para você!

O Sabores do fim de semana de hoje é Tarte au citron (Torta de limão ao estilo francês).

Você vai precisar de:

Massa sucrée
3 xícaras (350 g) de farinha de trigo
175 g de manteiga cortada em pedaços pequenos (gelada se optar pelo método sablage ou em temperatura
ambiente, se pelo crémage)
½ xícara (100 g) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 ovo


Recheio
3 limões-sicilianos (suco e raspas da casca)
⅔ de xícara (150 g) de água
1¼ xícara (250 g) de açúcar
4 gemas
6 colheres (sopa) (45 g) de amido de milho
25 g de manteiga

Merengue suíço
4 claras (140 g)
1¼ xícara (250 g) de açúcar

Como fazer:

Massa sucrée
1. Faça a massa conforme indicado na página 16 e, com ela, forre uma fôrma baixa de fundo removível e 24 cm de diâmetro. Asse de acordo com as instruções da página 22.

Recheio
1. Leve ao fogo o suco e as raspas de limão, a água e metade do açúcar até ferver. Enquanto isso, bata as gemas com a outra metade do açúcar e o amido usando um fouet até formar um creme homogêneo. Com uma concha, pegue um pouco do líquido fervente e despeje sobre as gemas batidas e continue batendo. Repita mais duas ou três vezes. Despeje essa mistura de gemas na panela e mexa com um fouet, em fogo médio, até formar um creme.
2. Retire a panela do fogo, adicione a manteiga e siga mexendo até o creme amornar.

Montagem
1. Coloque o recheio sobre a massa assada e já fria. Cubra com filme de pvc, de modo que ele fique em contato direto com a superfície do creme, para evitar a formação de uma película parecida com uma nata. Leve à geladeira.
2. Prepare o merengue suíço (ver página 162).
3. Retire o plástico da torta e decore com o merengue (ver página 169). No lugar do merengue, você pode usar frutas frescas (as vermelhas ficam ótimas!). Ou ainda, combine as duas coisas: frutas e merengue!

No livro A simples arte de fazer tortas doces a confeiteira Lu Bonometti desvenda os segredos e técnicas para preparar as mais deliciosas tortas doces, além de levar por um passeio pelas tradições de vários cantos do mundo, mostrando a diversidade de receitas que estão à disposição, desde a conhecida torta de maçã americana até uma exótica torta japonesa de frutas, passando pela brasileiríssima torta de limão e tantas outras de dar água na boca. 

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!