Você sabe o que é seitan?

Diferente do que a maioria das pessoas acreditam, existe uma variedade de produtos que podem ser utilizados como substitutos da proteína animal em uma dieta vegetariana ou vegana. Entre eles, o seitan é um dos mais populares.

Disponível no mercado para ser adquirido já pronto, essa carne vegetal derivada do glúten também pode ser preparada em casa por meio de uma mistura de farinha branca e água. O preparado deve ficar de molho por horas até que todo o amido saia e sobre apenas a porção rica em proteínas.

Por ser um produto à base de glúten, a maior dúvida é se consumir seitan é ou não prejudicial à saúde. A dica de muitos nutricionistas para que não haja riscos é que o consumo seja feito com moderação. Já para as pessoas celíacas, doença causada pela intolerância ao glúten, é proibida a ingestão dessa carne vegetal.

O ideal é apostar em receitas que tenham o seitan como ingrediente, mas que também possibilitem a substituição dele por outras opções de proteína vegetal. Um modo simples de garantir isso é aumentando o repertório de receitas.

O lançamento da Editora Alaúde, Receitas vegetarianas práticas, reúne 200 pratos, desde aperitivos e lanches até almoços rápidos e jantares sofisticados. Cada receita usa, no máximo, 6 ingredientes e tem 4 etapas de preparo, levando até 30 minutos para ficar pronta.

Agora conta pra gente: você já conhecia o seitan ou já comeu?

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!