Dadinho de tapioca com queijo coalho

Vai receber os amigos em casa no fim de semana, mas não sabe o que servir?

O dadinho de tapioca com queijo coalho agrada todo mundo e é ótimo para petiscar.

Você vai precisar de:

2 L de leite integral
1,25 kg de queijo de coalho
1 kg de tapioca granulada
Sal a gosto
Pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto

Como fazer:

1. Escolha uma travessa retangular, pincele com um pouco de água e forre com filme de PVC, cobrindo o fundo e as bordas para ajudar a desenformar.
2. Leve o leite ao fogo até ferver. Enquanto isso, bata no processador ou rale em um ralador fino o queijo de coalho.
3. Em um recipiente grande, misture o queijo de coalho ralado e a tapioca granulada e tempere com sal e pimenta; observe que alguns queijos são mais salgados e não precisam de mais sal.
4. Quando o leite levantar fervura, desligue o fogo e despeje-o sobre a mistura de tapioca granulada e queijo de coalho. Mexa bem com um fouet até que a tapioca esteja hidratada.
5. Transfira a massa para a travessa preparada, alisando a superfície. Cubra com mais filme de PVC e leve à geladeira. Deixe esfriar até que esteja firme.
6. Depois, retire da travessa e transfira a massa para uma tábua. Corte-a em cubos.
7. Frite em óleo de soja abundante (o suficiente para cobrir os dadinhos) a 170 °C, até que estejam dourados.

Esse e outros pratos estão no novo livro do chef Alex Atala, Manihot utilissima Pohl: Mandioca. A obra vai além das receitas e traz também um panorama histórico e cultural da mandioca, que permanece como sustento da população e resiste como representante de nossa ancestralidade.

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!