Nhoque de puba

Já pensou em reproduzir receitas de um dos melhores restaurantes do mundo?

No Sabores do Fim de Semana de hoje, você aprende a fazer o nhoque de puba, prato que faz parte do cardápio do restaurante D.O.M., do chef Alex Atala!

Você vai precisar de:

65 g de farinha de puba
30 g de queijo parmesão
13 g de tapioca
uma pitada de sal
125 ml de água
50 g de manteiga de garrafa

Como fazer:

1. Triture a farinha de puba no liquidificador e depois peneire em um bowl.
2. Em seguida, adicione o queijo, a tapioca, a pitada de sal e, por último, a água. Misture até incorporar os ingredientes. Sove a massa até que ela esteja bem uniforme. Com as mãos, modele um rolinho de 2 a 3 cm de diâmetro. Com uma faca, corte pedaços de 2 cm e reserve.
3. Em uma panela média, despeje água até a metade da altura e leve ao fogo médio até levantar fervura. Em seguida, tempere com uma pitada de sal e coloque os nhoques. Espere que cozinhem até virem à tona.
4. Com uma escumadeira, retire os nhoques que estão na superfície e resfrie em água gelada para interromper o cozimento. Escorra o excesso de água e reserve.
5. Com a frigideira no fogo médio, coloque a manteiga e os nhoques. Com uma colher, regue os nhoques com a manteiga derretida até que fiquem levemente dourados e crocantes.

Essa e outras receitas estão em Manihot utilissima Pohl: Mandioca. Mais do que um livro de receitas, a obra homenageia a versatilidade do alimento, abordando aspectos culturais e criando um panorama histórico da raiz, que permanece como sustento da população, enquanto resiste representando nossa ancestralidade.

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!