Torta cremosa de palmito

Para fechar o ano com chave de ouro, que tal preparar uma torta cremosa de palmito para a ceia?

O prato é uma excelente opção para os amigos e familiares vegetarianos.

Você vai precisar de:

Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
¾ de xícara de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 gema
1 pote de iogurte natural

Recheio:
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 tomate sem pele e sem sementes picado
500 g de palmito picado
1 lata de ervilha escorrida
½ xícara de azeitonas verdes picadas
sal e pimenta-do-reino a gosto
180 g de requeijão cremoso cheiro-verde picado a gosto
1 colher (sopa) de farinha de trigo
gema para pincelar

Como fazer:

Faça a massa: em um recipiente, coloque a farinha de trigo (reserve uma pequena quantidade), a manteiga, o sal, a gema e o iogurte. Misture com as mãos e, se necessário, utilize a farinha reservada para dar o ponto. Cubra a massa com um pano limpo e deixe descansar por 15 minutos. Prepare o recheio: aqueça o azeite numa panela e refogue a cebola até ficar transparente. Depois, junte o tomate e frite por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione então o palmito, a ervilha e as azeitonas. Tempere com sal e pimenta e refogue mais um pouco. Acrescente o requeijão cremoso, o cheiro-verde e a farinha e cozinhe por alguns minutos. Em seguida, transfira a mistura para uma vasilha e reserve. Divida a massa reservada em duas partes. Abra uma delas com auxílio de um rolo e coloque-a numa assadeira redonda de aro removível. Sobre ela, coloque o recheio já frio. Abra o restante da massa com o rolo e cubra a torta. Pincele a superfície com a gema e leve para assar em forno preaquecido a 180 °C por 35 minutos.

Essa receita tem o toque especial da Palmirinha e está no livro “100 receitas para festinhas”, que traz uma seleção de pratos deliciosos elaborados pela vovó mais querida do Brasil para você fazer bonito nos aniversários, em pequenas comemorações ou nas festas de fim de ano!

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!