Bolo de Reis

Uma das comemorações de fim de ano que costuma passar batido é o Dia de Reis. A data que celebra a adoração dos três reis magos ao menino Jesus é comemorada no dia 06 de janeiro e, às vezes, ela é esquecida.

A nossa sugestão é aproveitar as comemorações de Natal para também celebrar essa passagem com um tradicional Bolo de Reis.

Você vai precisar de:

½ xícara de uvas-passas escuras sem sementes
½ xícara de uvas-passas claras sem sementes
½ xícara de conhaque
1½ xícara de açúcar
4 ovos, claras e gemas separadas
1½ xícara de margarina
2 xícaras de leite
2½ xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico em pó uma pitada de sal
1 xícara de frutas cristalizadas

Como fazer:

Deixe as uvas-passas de molho no conhaque por 15 minutos. Na vasilha da batedeira, misture o açúcar, as gemas e a margarina. Em seguida, bata em velocidade alta até obter um creme esponjoso. Desligue e misture o leite e a farinha. Bata novamente até ficar homogêneo. Desligue e adicione o fermento e as claras previamente batidas em neve com uma pitada de sal. Misture para incorporar. Em seguida, acrescente as frutas cristalizadas e as uvas-passas escorridas. Misture delicadamente e despeje a massa numa fôrma redonda de furo no meio, untada e enfarinhada. Leve para assar em forno preaquecido a 180 °C por 40 minutos. Desenforme frio e decore a gosto.
Dica: antes de adicionar as frutas cristalizadas e as uvas-passas à massa, passe-as primeiro pela farinha de trigo para não afundarem.

Além do Bolo de Reis, o livro 100 receitas para festinhas, da Palmirinha Onofre, traz uma seleção de pratos deliciosos elaborados pela vovó mais querida do Brasil para você fazer bonito nos aniversários, em pequenas comemorações ou nas festas de fim de ano!

Ah, e não esqueça de seguir a tradição: o formato do bolo é sempre circular, lembrando uma coroa de rei, e é preciso esconder uma fava, aliança ou bonequinho de porcelana dentro da massa. Quem encontrar o brinde terá sorte e, no caso da aliança, se casará em breve.

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!