Baguete

Para este fim de semana, o sabor e cheirinho de pão fresquinho!

Quer aprender a fazer uma baguete caseira para o café da tarde? Confira a receita logo abaixo:

Você vai precisar de:

Para 3 baguetes de cerca de 300 g
500 g de farinha de trigo especial
325 g de água a 20 °C
100 g de levain líquido (ou 25 g de levain seco)
3 g de fermento biológico fresco
10 g de sal

Como fazer:

  1. SOVA À MÁQUINA Na tigela da batedeira, junte a farinha e a água. Bata por 4 minutos em velocidade baixa. Retire a tigela da batedeira e cubra com um pano de prato umedecido e deixe descansar por 1 hora. Passado esse tempo, adicione o levain líquido (ou seco), o fermento biológico e o sal. Bata por 4 minutos em velocidade baixa; depois, por mais 7 minutos em velocidade alta.
  2. SOVA MANUAL Em uma bancada ou tigela, despeje a farinha e abra uma cova grande no centro. Junte dois terços da água e misture até incorporar toda a farinha. Cubra com um pano de prato umedecido e deixe descansar por 1 hora. Passado esse tempo, acrescente o restante da água, o levain líquido (ou seco), o fermento biológico esfarelado e o sal. Amasse até incorporar todos os ingredientes. A massa deve ficar macia e homogênea.
  3. Forme uma bola com a massa. Cubra com um pano de prato ligeiramente umedecido e deixe crescer por 1h30. Ao final do tempo indicado, a massa terá dobrado de tamanho.
  4. Enfarinhe a bancada. Divida a massa em três porções iguais (cerca de 300 g cada). Enrole-as com as mãos, alongando-as um pouco. Cubra com um pano de prato levemente umedecido e deixe descansar por 30 minutos.
  5. Para dar o formato final, achate delicadamente a massa com a base da mão, espalhando-a para alongá-la. Dobre um terço da borda para o centro e pressione com a ponta dos dedos 1 . Dobre do lado oposto, dessa vez um pouco mais de um terço, e pressione novamente. Em seguida, dobre a massa ao meio, no sentido do comprimento, e una as bordas com a base da mão 2 . Enrole a massa com as mãos para obter uma baguete (55 cm de comprimento) com pontas afiladas 3 . Modele os outros pães.
  6. Acomode as baguetes, com as emendas viradas para baixo, sobre um pano de prato enfarinhado. Faça pregas no tecido que sobrou entre as baguetes (isso vai evitar que elas grudem umas nas outras). Cubra com um pano de prato ligeiramente umedecido e deixe crescer por 1h40. Ao final do tempo indicado, as baguetes terão dobrado de tamanho 4 .
  7. Coloque uma assadeira na grade inferior do forno. Preaqueça o forno a 230 °C.
  8. Transfira, delicadamente, as baguetes para uma assadeira forrada com papel-manteiga. Peneire farinha sobre elas e faça quatro incisões inclinadas equidistantes 5 . Imediatamente antes de levar ao forno, despeje 50 ml de água na assadeira aquecida. Asse por 20 minutos.
  9. Retire as baguetes do forno e deixe-as sobre uma grade até esfriarem

E você pode aprender esta e outras receitas com a obra “Larousse dos pães”, na qual o especialista Éric Kayser reuniu 80 receitas tradicionais e contemporâneas de pães franceses e do mundo. Ele ensina suas dicas, seus truques e seu método infalível para fazer pães deliciosos no forno doméstico. Ela ainda explica o preparo do fermento natural, os diversos tipos de fermentação, o modo de fazer a sova, as particularidades de cada tipo e o jeito certo de assar o próprio pão.

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!