Ratatouille

O sabor para este fim de semana é Ratatouille!

Uma receita fácil e saborosa, que qualquer um pode fazer: desde um iniciante até um chef francês ou o assistente de cozinha e seu pequeno ajudante.

Você vai precisar de:

2 abobrinhas italianas
3 tomates
1 berinjela
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
2 pimentões (vermelho e amarelo) cortados em cubos
2 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de tomilho fresco
½ xícara de folhas de manjericão
sal e pimenta-do-reino a gosto

Como fazer?

  1. Preaqueça o forno a 180 °C.
  2. Corte as abobrinhas, os tomates e a berinjela em rodelas. Em uma fôrma refratária, coloque 3 colheres (sopa) de azeite, a cebola e os dois pimentões. Por cima, polvilhe o alho, o tomilho e o manjericão. Tempere com sal e pimenta.
  3. Disponha as rodelas de legumes em fileiras e sobrepostas, intercalando as cores. Regue com o azeite restante e tempere novamente com sal.
  4. Cubra a fôrma com papel-alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Retire o papel-alumínio e deixe no forno até que os legumes fiquem secos e ligeiramente dourados. Sirva a seguir.

O Ratatouille está no livro “Vegetariando”, publicado pela Alaúde em parceria com o Senac São Paulo. Em 2021, a obra foi premiada pelo Prêmio Gourmand na categoria Vegetariano.

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!