Sorvete de pistache

Depois do almoço de domingo, nada melhor do que uma deliciosa sobremesa. Então, trouxemos a receita de um sorvete de pistache vegano e sem glúten! Confere aí:

Você vai precisar de:

400 ml de leite de coco caseiro
1½ xícara (190 g) de pistache cru e sem sal + 2 colheres (sopa) para adicionar ao sorvete
2 a 3 colheres (sopa) de xarope de bordo (maple syrup) ou melado
½ colher (chá) de sal marinho

Como fazer?

  1. Deixe a tigela da sorveteira gelando no freezer por, no mínimo, 18 horas antes de preparar a receita.
  2. Bata o leite de coco, 1½ xícara (190 g) de pistache, o xarope de bordo e o sal no liquidificador por 2 a 3 minutos.
  3. Coloque a mistura na tigela da sorveteira e siga as instruções do fabricante. O sorvete fica pronto em cerca de 20 minutos.
  4. Quando faltarem 5 minutos para o sorvete ficar pronto, junte os pistaches extras à massa na sorveteira para dar um toque crocante. Recomendo misturar delicadamente o sorvete para que o pistache se distribua bem. Uso uma espátula de silicone. Esse sorvete fica com uma consistência cremosa. Se preferir um sorvete mais firme, leve-o ao freezer por 1 ou 2 horas antes de consumi-lo.
  5. Tome o sorvete imediatamente ou guarde-o no freezer por até 6 meses. Como ele não contém emulsificante nem outros aditivos, endurece depois de congelado. Se você pretende consumi-lo depois de congelado, recomendo tirá-lo do freezer 45 minutos antes de servir.

*Se você não tem sorveteira, faça assim: bata os ingredientes no liquidificador, distribua a massa em forminhas de gelo, leve para congelar e depois bata de novo os cubinhos congelados.

PREPARO E GELADEIRA: cerca de 30 minutos ou até 2 horas para um sorvete mais firme (não incluídas as 18 horas em que a tigela da sorveteira deve ficar no freezer).

Esta e mais de 60 receitas você encontra no livro “Leites e manteigas vegetais“, obra de estreia de Melissa King. Encontre receitas ideais para quem precisa de um café da manhã nutritivo ou um lanche rápido entre as refeições, mas também para quem só quer relaxar na companhia de uma xícara de chocolate quente com bolinhos.

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!