Panqueca com recheio de ora-pro-nóbis

A receita de hoje é uma opção vegana de panqueca com recheio de ora-pro-nóbis super rápida e fácil de fazer. Além de ser uma ótima pedida para o almoço de família, que tal preparar uma marmita para a segunda?

Para a panqueca, você vai precisar de:

1 colher (sopa) de linhaça
3 colheres (sopa) de água quente
1 colher (sopa) de azeite
1 xícara de farinha de trigo integral
1¼ xícara de água
1 colher (chá) de fermento químico em pó
uma pitada de pimenta-do-reino branca moída na hora
óleo para untar

Para o recheio, você vai precisar de:

1 colher (chá) de azeite
1 cebola roxa ralada
1 dente de alho ralado
2 xícaras de ora-pro-nóbis (ou espinafre), só as folhas, picado
¼ de xícara de leite de sementes de girassol
2 colheres (sopa) de tofu defumado ralado

Como fazer?

1. Numa tigela, ponha a linhaça de molho na água quente e deixe por 30 minutos. Transfira para o liquidificador e bata bem. Adicione o restante dos ingredientes da panqueca e bata mais.

2. Aqueça uma frigideira untada com óleo e ponha 2 colheres (sopa) da massa. Espalhe, deixe dourar e vire do outro lado para dourar por igual. Transfira para um prato e prepare as outras panquecas.

3. Para fazer o recheio, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho. Junte o ora-pro-nóbis e refogue por 5 minutos ou até as folhas murcharem. Ponha o leite de girassol e o tofu defumado. Mexa bem e espere a
mistura quase secar.

4. Recheie as panquecas e enrole-as com cuidado. Sirva com o molho de tomate-cereja (p. XX) e o tofu defumado por cima.

Essa e outras 49 receitas você encontra no livro “50 marmitas veganas“, da autora Katia Cardoso. A obra traz receitas básicas para quem precisa se alimentar fora de casa, mas não quer abrir mão de uma refeição caseira, saudável e econômica.

Gostou? Não esqueça de compartilhar o resultado, quando preparar a receita, e nos marcar nas redes sociais (@editoraalaude)!