10 mandamentos da cozinha sem desperdício

Quer aproveitar ao máximo os ingredientes do dia a dia e ainda economizar no bolso? Confira as nossas dicas:

1)  Alimentação: consuma todos os dias frutas e verduras frescas, cereais integrais e legumes.

2)  Matérias-primas: sempre que possível, escolha produtos da estação, orgânicos, produzidos na sua região, de cadeia curta, não refinados e sem embalagem.

3)  Quantidade: adquira apenas o que vai conseguir consumir e não cozinhe mais do que consegue comer.

4)  Modo e locais de compra: prefira produtos regionais e de cadeia curta. Adquira diretamente do produtor, em feiras livres ou entre em uma comunidade de compras.

5)  A despensa: confie em seus sentidos e não apenas em datas de validade, e conserve melhor os alimentos, dando preferência ao fechamento a vácuo e aos processos de desidratação.

6)  Desperdício: aprenda a utilizar 100% dos produtos. Talos, cascas, caules, folhas e bagaços podem se transformar em pratos saborosos e refinados.

7)  Compostagem: use para compostagem aquilo que não foi utilizado na cozinha. Com um bom substrato inicial, depois de três meses você obterá um ótimo adubo e, após seis meses, uma terra de boa qualidade a custo zero.

8)  Energia elétrica: dê preferência ao fogão a gás, escolha refrigeradores e demais equipamentos que consumam menos energia elétrica, use a panela de pressão.

9)  Água: economize preferindo a panela de pressão. Aproveite a água em que lavou as verduras para regar as plantas. Lavar os pratos no lava-louças o consumo é menor, se comparado à lavagem manual.

10)  Embalagens: reduza comprando produtos a granel. Alimentos embalados apenas quando for estritamente necessário, e dê preferência às embalagens biodegradáveis. Beba água do filtro.

Gostou das dicas?
Para saber mais, conheça o livro Cozinhando sem desperdício e veja mais sobre o aproveitamento integral dos alimentos.
Boa leitura e bom apetite!