A revolução da longevidade

Envelhecer pode ser muito complicado: traz inseguranças, acentua questões de saúde, provoca revisões e mudanças no cotidiano de todos nós. Por isso, é importante pensar em como encaramos e como nos preparamos para essa etapa natural da vida.

No livro A revolução da longevidade, a jornalista Valéria Martins convida todos que vivem esse processo a fazer um balanço: como venho lidando com o envelhecimento até agora? Quantos anos pretendo ainda viver? Como vou viver esses anos? Melhor começar a pensar nisso, porque atualmente cada vez mais pessoas chegam aos 100 anos e pesquisas garantem que, nas próximas décadas, o número de idosos vai superar o de jovens no planeta.

Com um texto bem humorado e repleto de informações, a autora nos convida a refletir sobre temas diversos como: arejar nossas ideias sobre novas maneiras de conviver, ficar só e bem consigo mesmo, preservar amizades e relações familiares, namorar, casar e fazer sexo na maturidade, cuidar com carinho do nosso corpo, mente e espírito, nos preparar de maneira racional e sadia para quando “a indesejada das gentes chegar”.

Cada capítulo começa com uma breve história que ilustra o que vem a seguir. Grandes médicos e especialistas em todas as áreas foram entrevistados para compor o conteúdo: Jorge Félix (“No futuro, seremos todos gerontólogos”), Dra. Sophie Deram (“Comer bem e o suficiente”), Dra. Ana Claudia Quintana Arantes (“Morrer em paz e com dignidade”), entre outros profissionais.  O resultado é um livro leve e alegre, que nos impele a seguir nossas vidas confiantes, com “o sol na cabeça” e os pés bem plantados no chão.

Confira mais sobre o livro aqui.

FICHA TÉCNICA
Livro: A revolução da longevidade – Viva cada etapa da sua vida com prazer e sabedoria
Autora: Valéria Martins
Editora: Alaúde
Lançamento: maio/2021
Páginas: 200