Como selecionamos os nossos livros

Se você já acompanha a gente há um tempinho, deve ter notado que a Alaúde publica livros em linhas editoriais bem específicas. Autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, meditação, espiritualidade, alimentação e culinária são alguns dos assuntos que permeiam o nosso catálogo. Mas, você deve estar se perguntando: quem decide o que vai ser publicado? E como são selecionados esses títulos?

Bom, a porta de entrada para os novos livros é o Editorial – mais especificamente a caixa de entrada do e-mail do departamento. Diariamente, recebemos dezenas de mensagens de escritores de norte a sul do país oferecendo seus originais para publicação, e muitos deles já conferiram as orientações de envio em nosso site.

Como são muitos originais, nem sempre é possível ler todos, por isso é tão importante que o aspirante a autor descreva em detalhes a sua obra, os diferenciais no conteúdo e o potencial de venda. Isso facilita e muito o nosso trabalho como editoras.

Uma das melhores fontes de prospecção, porém, são as mensagens que agentes literários brasileiros e estrangeiros enviam todos os dias. O agente literário é um profissional que faz a ponte entre o escritor e a editora; é quem faz uma pré-seleção de obras que se encaixam nas linhas da empresa e agradem a editora responsável pela formação do catálogo.

Esses originais são avaliados pela editora responsável, às vezes também por um comitê editorial ou um leitor crítico. Se o livro for interessante, fazemos uma oferta pelos direitos de publicação. Caso a oferta seja aceita, assina-se um contrato e damos início à produção do livro. São muitas as etapas até o novo livro chegar às mãos do leitor, mas isso é assunto para outro post. =)

Se você quiser saber mais sobre o processo de produção dos livros ou se tiver alguma curiosidade sobre os bastidores da Alaúde, compartilhe com a gente nos comentários ou marque @editoraalaude nas redes sociais.