Esteja aberto para conhecer outras culturas

Não é porque estamos em meio a uma pandemia e não seja recomendável fazer viagens curtas ou longas neste fim de ano que não podemos entrar em contato com outras culturas e outros costumes. E um jeito bem gostoso de fazer isso é na cozinha, preparando pratos típicos do Brasil e de outros países.

Neste post, vamos dar dicas de livros que são uma verdadeira viagem. Em Culinária brasileira, muito prazer, por exemplo, a autora nos leva por um passeio por todas as regiões do país, um registro da geografia da nossa gastronomia. Cruzando o Atlântico, o livro Viagem gastronômica à França faz um retrato da culinária mais famosa do mundo. Por fim, Vegano pelo Mediterrâneo faz um giro por uma das regiões mais cobiçadas pelos viajantes para trazer versões inclusivas de pratos tradicionais.

Para saber mais, confira os destaques a seguir:

Culinária brasileira, muito prazer, de Roberta Malta Saldanha

Obra essencial para entender a culinária brasileira, este livro vai ajudar você a descobrir os nossos ingredientes mais típicos e desvendar o preparo das receitas mais tradicionais da nossa cozinha. Além disso, um time estrelado de 170 chefs, cozinheiros, confeiteiros, mixologistas e profissionais de Norte a Sul assinam as mais de 170 receitas, formando um panorama detalhado da culinária brasileira de ontem e hoje. Cada região do Brasil está dividida em seis capítulos – Bebidas; Petiscos e entradas; Pratos principais e acompanhamentos; Doces, sobremesas e outras iguarias; Receitas clássicas e Ingredientes – que trazem glossário de pratos e ingredientes, além de curiosidades pra você conhecer um pouco mais do nosso Brasil.

Viagem gastronômica à França, de Odile Grand-Clement e Paulo Farkas Bitelman

A obra vai levar o leitor para um passeio pelo país mais apetitoso do mundo. Neste livro escrito a quatro mãos, os autores – uma francesa e um brasileiro – destacam os mais importantes alimentos e bebidas de cada região da França, além de montarem tabelas comparativas de pães, queijos e vinhos e oferecerem um apanhado histórico da culinária francesa desde o começo dos tempos. Um livro imperdível para quem gosta de comer, beber e viajar.

Vegano pelo Mediterrâneo, de Editora Alaúde (coord.)

Este livro apresenta 50 versões veganas de receitas tradicionais de diversos países banhados pelas extraordinárias águas azuis do Mediterrâneo. Você vai encontrar pratos típicos da Europa, África e Oriente Médio, tanto salgados quanto doces. O livro também traz uma breve introdução sobre a culinária da região. Nenhuma receita contém produtos de origem animal e todas valorizam os ingredientes frescos em pratos que fazem bem ao corpo e ao coração.

Leia todos os posts em #21HábitosPara2021 e compartilhe sua opinião conosco marcando @editoraalaude nas redes sociais. Confira mais sugestões no nosso site e boa leitura!