Snack de grão-de-bico e pimenta-de-caiena

O grão-de-bico e a pimenta-de-caiena são excelentes fontes de proteína e energia, o que faz este petisco ser ideal para matar aquela fominha da tarde e dar mais ânimo para terminar as tarefas do dia.

Antes de cozinhar o grão-de-bico, deixe-o de molho na água de um dia para o outro para eliminar os fitatos (antinutrientes presentes nos grãos). Descarte a água e cozinhe conforme instruções da receita. Caso não tenha tempo de cozinhar o grão-de-bico, utilize o grão-de-bico cozido vendido no supermercado.

Experimente também outros temperos como cúrcuma, alho-poró, noz-moscada, gergelim ou coentro, todos em pó, ou tomate desidratado. Mas, se você for mais sensível, vá testando seu paladar aos poucos para evitar algum desconforto.

Snack de grão-de-bico e pimenta-de-caiena

  • 1 xícara de grão-de-bico
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • ½ colher (chá) de pimenta-de-caiena
  • ½ colher (chá) de curry em pó
  • ½ colher (chá) de sal

Coloque o grão-de-bico demolhado em uma panela de pressão e cubra com água. Tampe a panela e cozinhe por cerca de 15 minutos após pegar pressão. Espere a pressão sair, abra a tampa da panela e descarte a água. Preaqueça o forno a 180 °C. Espalhe o grão-de-bico cozido em uma assadeira e jogue por cima o azeite, a pimenta, o curry e o sal. Misture bem. Leve ao forno por cerca de 15 minutos. Mexa de vez em quando para os grãos não queimarem. Retire a assadeira do forno e armazene o grão-de-bico em recipientes de vidro com tampa após estarem frios.

Esta receita foi extraída no livro Receitas para esportistas. Gostou? Deixe seus comentários e sugestões e marque a gente nas redes sociais da @editoraalaude com a hashtag #ReceitasParaEsportistas. Bom apetite!