9 passos para uma alimentação melhor

  1. Tenha 5 cores diferentes no prato. Não fique só no branco do arroz ou no bege da batata, inclua no seu prato o laranja da cenoura, o roxo da berinjela, os diferentes verdes da rúcula, da escarola e da abobrinha, o vermelho do tomate e do pimentão. São só alguns exemplos de como seu prato pode ser mais colorido e nutritivo.
  2. Experimente novos alimentos. Escolha um dia da semana para provar novos legumes, frutas e verduras ou preparar seu alimento preferido de um jeito diferente. Por exemplo, se você sempre consome a couve-flor cozida em água e sal, que tal assá-la no forno com curry? Ou incluir a couve crua picadinha na salada em vez de refogá-la?
  3. Beba água. Deixe uma garrafa de 1 litro ou 500 ml sempre à mão em casa ou no trabalho. Beba 1 litro no período da manhã e 1 litro no período da tarde.
  4. Mastigue bem os alimentos. Evite comer muito rápido e sem prestar atenção na mastigação. Quanto mais triturarmos os alimentos na boca, melhor será a nossa digestão.
  5. Consuma de 2 a 3 porções de fruta por dia. Se você não consome nenhum tipo de fruta, acrescente pelo menos 1 porção no seu dia. Vá aumentando essa porção aos poucos. Com o tempo, o seu corpo vai se acostumar e pedir mais.
  6. Evite doces industrializados e cheios de açúcar. Substitua por tâmaras, castanhas, damascos e chocolate amargo.
  7. Coma sentado à mesa. Evite fazer as refeições no sofá, na cama ou no carro.
  8. Coma sem distrações. Evite fazer as refeições assistindo à televisão, trabalhando ou brincando no celular. É essencial prestarmos atenção naquilo que estamos oferecendo ao nosso corpo.
  9. Seja o exemplo para a sua família e os seus amigos. Você é o maior exemplo para as crianças e os adultos ao seu redor.

Este conteúdo foi extraído do livro Receitas para esportistas. Gostou? Deixe seus comentários e sugestões e marque a gente nas redes sociais da @editoraalaude com a hashtag #ReceitasParaEsportistas. Bom apetite!