Bolo de fubá com erva-doce
Quem resiste a um bolinho recém-saído do forno? O aroma vai se espalhando pela casa e logo todo mundo está na cozinha pedindo um pedaço, sem nem querer esperar o bolo esfriar.
Nesta receita, criada pelo chef Reinhard Pfeiffer para o livro Brasilidades, a dica é usar o fubá mimoso, que é mais fino e resulta em um bolo mais leve. Segundo o chef Reinhard, já existe o fubá branco, feito por pequenos produtores do projeto Retratos do Gosto, e que fica ótimo aqui também. Se não encontrar nenhuma das duas variedades, pode usar o fubá comum mesmo, mas a recomendação do chef é peneirá-lo antes de adicionar à massa.
E não se esqueça de servir o bolo acompanhado de uma deliciosa geleia e um café bem quentinho!

Bolo de fubá e erva-doce
- 3¾ xícaras de açúcar
- 4 ovos caipiras
- 2 colheres (sopa) de ghee derretido
- ½ xícara de mel de flor de laranjeira
- 3½ xícaras de leite
- 1½ xícara de leite de coco
- 2¼ xícaras de fubá fino
- ½ xícara de fécula de batata
- 2 colheres (sopa) de fermento químico em pó
- 2¼ xícara de coco ralado fresco
- 1¼ xícara de queijo parmesão ralado
- 1 xícara de mandioca ralada
- 1 colher (chá) de sementes de erva-doce
- manteiga para untar
- farinha de trigo para polvilhar
Preaqueça o forno a 180 °C. Unte quatro fôrmas para bolo inglês de 12,5 x 30 cm com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Se preferir, utilize forminhas individuais de furo no meio.
Em uma tigela grande, coloque o açúcar e os ovos e bata com um fouet (batedor manual) até obter um creme pálido e fofo. Acrescente o ghee e o mel e bata novamente. Reserve.
Em outra tigela, misture os dois tipos de leite e dissolva o fubá e a fécula de batata.
Despeje na tigela com o açúcar e os ovos e misture à mão. Adicione então o fermento, o coco e o queijo ralados, a mandioca e a erva-doce. Misture para incorporar tudo.
Transfira a massa para as fôrmas preparadas e leve ao forno para assar por 30 minutos, ou até dourar. Desligue o forno e espere pelo menos 10 minutos antes de desenformar.
Deixe seus comentários e sugestões e marque a gente nas redes sociais da @editoraalaude com #Brasilidades. Bom apetite!