Ovos fritos à moda turca

Estes ovos fazem um belo café da manhã de fim de semana, mas são tão fáceis e rápidos de preparar que ganharam seu espaço nos dias de semana também. Um prato saudável e nutritivo que a pimenta torna estimulante, para começar bem o seu dia.

Em seu livro O jeito moderno de comer, Anna Jones explica que costuma usar pul biber – pimenta turca em flocos – nesta receita, mas explica que, se você não conseguir achá-la, pode substituir por pimenta dedo-de-moça fresca picada ou uma pitadinha de pimenta calabresa (vermelha seca em flocos).

A pimenta pul biber ou a pimenta Aleppo tem ardência suave e sabor levemente adocicado. É o mais próximo que se tem da pimenta ancho. Possui um doce caráter frutado, cheira a deliciosos tomates secos e ainda tem a pungência de uma pimenta vermelha.

Ovos fritos à moda turca

  • 4 colheres (sopa) de iogurte grego
  • uma pitada de sal marinho
  • uma boa bolota de manteiga
  • 4 ovos orgânicos ou caipiras
  • 2 pães pita de trigo integral ou pão sírio
  • 1 colher (chá) de pimenta turca em flocos ou pimenta calabresa
  • uma boa pitada de sumagre
  • alguns ramos de hortelã, salsinha e endro frescos, só as folhas picadas

Em uma tigela, misture o iogurte e o sal e reserve.

Aqueça a manteiga em uma frigideira antiaderente, grande, sobre fogo médio. Quando começar a dourar, quebre os ovos e diminua o fogo, recobrindo os ovos com colheradas de manteiga até chegar ao ponto de cozimento desejado. Gosto dos meus ovos começando a firmar, com a gema bem líquida, e a dourar nas bordas. Se estiver com dificuldade de obter ovos perfeitos, tampar a frigideira pode ajudar a manter o calor, o que faz com que o fundo e a parte superior cozinhem por igual.

Quando os ovos estiverem no ponto, toste rapidamente o pão pita ou pão sírio, cubra com uma boa colherada do iogurte reservado e acrescente os ovos fritos. Salpique com a pimenta, o sumagre e as ervas e tempere com um pouco de sal, se necessário.

Deixe seus comentários e sugestões e marque a gente nas redes sociais da @editoraalaude com #UmJeitoModernoDeComer. Bom apetite!