Petit gâteau de chocolate e melado

Esta é uma daquelas receitas muito fáceis de fazer e ainda mais fáceis de comer! Segundo Anna Jones, autora de Um jeito moderno de comer, o truque é prestar atenção ao tempo de forno, para não deixar os bolinhos ficarem ressecados.

Petit gâteau de chocolate e melado

  • 75 g de manteiga ou óleo de coco
  • 4 colheres (sopa) de cacau em pó
  • uma pitada de sal marinho
  • sementes de 1 vagem de baunilha
  • 3 colheres (sopa) de melado de cana ou xarope de bordo
  • 3 ovos orgânicos ou caipiras em temperatura ambiente

Preaqueça o forno a 200 °C.

Coloque a manteiga ou o óleo de coco em uma panela, em fogo médio, e deixe derreter. Retire a panela do fogo, acrescente o cacau, o sal, a baunilha e o melado ou xarope de bordo, então misture bem e deixe esfriar. Depois de frio, coloque a mistura em uma tigela.

Separe os ovos e reserve as claras. Adicione as gemas à mistura de chocolate já fria – ela vai engrossar ligeiramente.

Em uma tigela limpa, bata as claras em neve até obter picos macios, então junte-as delicadamente à mistura de chocolate (uma espátula é o ideal para isso). Não misture demais, para não perder a leveza das claras batidas.

Unte quatro forminhas refratárias ou ramequins com manteiga e divida a mistura entre elas. Coloque-as em uma assadeira e leve ao forno quente por exatamente 12 minutos. Sirva com uma colherada de iogurte (o de coco fica ótimo!) e frutas frescas.

Deixe seus comentários e sugestões e marque a gente nas redes sociais da @editoraalaude com #UmJeitoModernoDeComer. Bom apetite!