Bolinho de aipim com tomate seco

Mandioca, aipim, macaxeira: muitos nomes para a hortaliça considerada a raiz do Brasil. Cultivada de norte a sul do país, aparece em receitas tão diversas como o barreado paranaense e o bobó de camarão baiano.

Se você já ouviu dizer que a melhor época para mandioca são os meses que não tem R e achou que era crendice popular, algo que ouvimos avós e mães dizerem, saiba que o ditado tem fundamento. Segundo a Ceagesp, a mandioca está nos seus melhores meses de maio a agosto.

Para aproveitar a boa safra, que tal preparar estes bolinhos? A receita foi criada por André Fronza e está no livro Tempero Alternativo.

Bolinho de aipim com tomate seco

Para a massa:
400 g de aipim descascado
1 colher (chá) de sal (5 g)
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Para o recheio:
1 xícara de tomates secos (80 g)
¼ de xícara de azeitonas sem caroço picadas (40 g)
1 colher (chá) de azeite de oliva
¼ de colher (chá) de páprica defumada
¼ de colher (chá) de sal

Corte o aipim em pedaços médios. Transfira para uma panela de pressão e cubra os pedaços com água filtrada. Adicione o sal, tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a chiar, reduza o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir a panela.

Enquanto o aipim cozinha, coloque os tomates secos em um recipiente e cubra com água filtrada morna. Deixe hidratar por cerca de 15 minutos, ou até ficarem gordinhos e macios. Escorra os tomates e corte em cubinhos. Transfira para um recipiente e adicione os demais ingredientes do recheio. Misture até incorporar bem.

Escorra a água do aipim. Enquanto ainda estiver quente, amasse com um garfo até obter um purê. Adicione o azeite e misture bem. Reserve até esfriar.

Preaqueça o forno a 200 °C. Pegue uma porção de massa e forme uma bolinha com as mãos. Achate e coloque um pouco de recheio no centro. Feche bem e disponha sobre uma assadeira untada com óleo, caso não seja antiaderente. Repita esse processo até a massa acabar. Caso a massa grude nas mãos, unte as palmas com um pouco de óleo.

Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva os bolinhos ainda quentes.

Deixe seus comentários e sugestões e marque a gente nas redes sociais da @editoraalaude com #TemperoAlternativo. Bom apetite!