Pizza de couve-flor com mozarela e abobrinha

Dizem que o Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, mas a gente sabe que não precisa ter dia certo para devorar uma dessas delícias redondas.

Esta receita, publicada no livro Quase vegetariano, é bem diferente das pizzas tradicionais: a base da massa é couve-flor, sendo ideal para pessoas com qualquer grau de intolerância ou alergia ao glúten. Sobre ela, rodelas de abobrinha e mozarela de búfala, mas é possível variar a cobertura com o que estiver disponível na geladeira.

Pizza de couve-flor com mozarela e abobrinha

  • 1 cabeça de couve-flor pequena (1 kg) sem os talos, cortada em buquês
  • ¼ de xícara (30 g) de queijo cheddar ralado grosso
  • 1 ovo caipira levemente batido
  • ¾ de xícara (60 g) de parmesão ralado grosso
  • ½ xícara (130 g) de polpa (passata) de tomate
  • 2 abobrinhas pequenas (180 g) cortadas em fitas finas
  • 1 xícara de folhas de manjericão fresco
  • 1 pimenta-vermelha (tipo serrano) pequena, fresca e cortada em fatias finas
  • 100 g de mozarela de búfala rasgada
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de raspas ou tiras finas de casca de limão-siciliano
  • 1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano

Preaqueça o forno a 200 °C. Forre 2 assadeiras rasas com papel-manteiga. Desenhe um círculo de 22 cm de diâmetro nos papéis e vire-os.

Leve a couve-flor ao processador e bata até deixá-la bem picada. Coloque-a em um recipiente adequado, cubra com filme de PVC e leve ao micro-ondas em potência alta (100%) por 12 minutos ou até ficar macia. (Você pode cozinhar a couve-flor no vapor; não cozinhe em água, pois pode resultar em uma massa muito mole.) Escorra. Quando esfriar o suficiente para não queimar as mãos, coloque a couve-flor no centro de um pano de prato limpo. Una as pontas, formando uma trouxinha, e esprema para retirar o excesso de líquido da couve-flor.

Em uma tigela grande, misture a couve-flor, o cheddar, o ovo e ¼ de xícara do parmesão; tempere. Molde a mistura de couve-flor no círculo desenhado no papel, alisando a superfície. Asse por 25 minutos, ou até dourar.

Espalhe a polpa de tomate nos discos de couve-flor. Por cima, distribua metade da abobrinha e do manjericão, depois, a pimenta, a mozarela e o restante do parmesão. Asse as “pizzas” por 20 minutos ou até ficarem crocantes e douradas.

Enquanto isso, misture o azeite, a casca e o suco de limão e o restante da abobrinha e do manjericão em uma tigela média; tempere a gosto. Sirva as pizzas acompanhadas da salada de abobrinha.

A passata é uma polpa de tomate peneirada que pode ser encontrada na seção de molhos de tomate no supermercado; se preferir, use seu molho de tomate preferido. Se tiver o utensílio correto, use-o para cortar tiras finas da casca de limão-siciliano. Caso não tenha, corte duas tiras compridas de casca, sem a camada branca e, depois, corte-as em tirinhas finas.

Deixe seus comentários e sugestões e marque a gente nas redes sociais da @editoraalaude com #QuaseVegetariano. Bom apetite!