Curau de milho verde

Queridinho das festas juninas, o curau é uma daquelas receitas que muda de família para família. Tem gente que o prepara com leite, outras que usam leite de coco, algumas até acrescentam leite condensado. Segundo Roberta Saldanha, autora de Culinária brasileira, muito prazer, basicamente o curau é um creme feito com milho ralado e cozido, de consistência semelhante à do pudim. Para os nordestinos, o curau é conhecido como canjica, e, em Minas Gerais, também é chamado de corá.

Esta receita desenvolvida por Katia Cardoso para o livro 50 doces veganos usa uma combinação de leite vegetal e leite de coco para obter um curau bem cremoso. A dica, na hora do preparo, é provar sempre, pois o curau estará pronto assim que o gosto de milho cru desaparecer.

Curau de milho verde

Rendimento 8 porções
Tempo de preparo 40 minutos (+o tempo de geladeira)

  • 6 espigas de milho-verde bem novas
  • 3 xícaras de leite vegetal
  • 1 xícara de leite de coco
  • 1½ xícara de açúcar demerara
  • canela em pó a gosto para polvilhar

Com uma faca afiada, corte o milho bem rente à espiga. Ponha no liquidificador e bata, aos poucos, com o leite vegetal. Passe por uma peneira para coar o líquido obtido.

Leve ao fogo esse líquido com o leite de coco e o açúcar, mexendo sempre até cozinhar e começar a engrossar. Espere esfriar e transfira para canecas. Sirva morno ou gelado, polvilhado com a canela.

Deixe seus comentários e sugestões e marque a gente nas redes sociais com @editoraalaude e #50DocesVeganos. Bom apetite!