Autocuidado no dia a dia

Quando se tornou vegana em 2000, a influenciadora digital Sunny Subramanian teve que passar por uma transformação não só na alimentação, mas também na rotina de beleza. Isso porque muitos produtos são testados em animais antes de serem colocados à venda. Ela então percebeu que boa parte de seus novos cosméticos preferidos continham ingredientes naturais, vários deles disponíveis em sua própria despensa, e descobriu que as propriedades dos alimentos in natura são benéficas para a pele.

A partir daí, Sunny começou a registrar suas experiências no blog Vegan Beauty Review e escreveu o livro Guia completo da beleza feita em casa, com dezenas de receitas para autocuidado e maquiagem.

Cristal Muniz, autora do livro e blog Uma vida sem lixo, não poderia concordar mais: “Fazer seus cosméticos é incrível porque você pode escolher os ingredientes de acordo com sua individualidade, evitar várias substâncias tóxicas, duvidosas, e ainda conquistar uma bancada só com produtos livres de ingredientes e de testes com crueldade animal”.

O livro é o guia inicial para quem quer ter esta autonomia na rotina de beleza, aprendendo a fazer seus cosméticos em casa com ingredientes naturais, através de receitas simples e fáceis. Que tal começar fazendo seu próprio esfoliante com pó de café?

Além de ser um ótimo estimulante, o pó de café também é um excelente esfoliante. Manda embora camadas de células mortas e tem um cheirinho maravilhoso. A cafeína dos grãos de café não só ajuda a tratar vermelhidão e inflamação, mas reduz olheiras. Não é preciso moer café apenas para esta receita, pode usar o pó que sobrou no coador depois do café da manhã.

Esfoliante facial anticravos de café

  • 2½ colheres (chá) de óleo de coco
  • 1 colher (chá) de pó de café bem fino
  • 1½ colher (chá) de açúcar mascavo
  • 1 colher (chá) de xarope de bordo ou melado de cana

Derreta o óleo de coco numa panelinha em fogo brando. Transfira para uma tigelinha e adicione o café, o açúcar mascavo e o xarope de bordo (ou melado), misturando até formar uma pasta homogênea e com consistência espalhável.

Na hora de aplicar, espalhe o esfoliante pelo rosto limpo e ainda úmido, fazendo movimentos circulares. Depois, lave a face com água morna e seque com uma toalha. O esfoliante deve ser guardado na geladeira por até 1 mês.

Deixe suas sugestões e comentários e marque a gente nas redes sociais com @editoraalaude e #BelezaFeitaEmCasa.