Bolo marmorizado de banana

Esta é uma daquelas receitas que fazem Isa Chandra Moskowitz, autora do livro Os segredos veganos de Isa, se lembrar da época em que babava de olho na vitrine da doceria judaica do bairro onde morava, em Nova York. Fascinada por doces marmorizados desde menina, até hoje fica admirada com o impacto visual que as espirais de chocolate causam!

Isa Chandra é a porta-voz de uma revolução na culinária vegana há mais de duas décadas e foi eleita durante sete anos seguidos a autora de culinária preferida da revista norte-americana Veg News.

Isa explica que a receita dá um pouquinho de trabalho e suja mais de uma tigela, mas o resultado final vale muito a pena! É um bolo que tem sabor marcante de banana e não fica muito doce. A casquinha tende a ficar um pouco dura depois de assada, mas se você guardar o bolo num pote ou saquinho plástico em temperatura ambiente, ele fica bem molhadinho. Enfim, é uma delícia dos dois jeitos!

Bolo marmorizado de banana

Rendimento: 1 bolo de 20 cm
Tempo total: 1h10 / Tempo de preparo: 15 minutos

  • 1 xícara de banana madura bem amassada (3 bananas médias)
  • 3/4 de xícara de açúcar cristal orgânico
  • 2 colheres (sopa) de óleo de canola
  • 1/3 de xícara de leite de amêndoa (ou o leite vegetal de sua preferência)
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 11/2 xícara de farinha de trigo
  • 3/4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 3/4 de colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó sem adição de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de água fervente

Preaqueça o forno a 180 °C.

Numa tigela grande, misture a banana com o açúcar, o óleo, o leite e a baunilha. Bata até formar uma mistura lisa.

Junte a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal. Mexa delicadamente para incorporá-los. Não tem problema deixar pedaços de farinha aparentes. Tome cuidado para não misturar demais a massa.

Retire 1 xícara da massa e passe para uma tigela pequena. Num copo resistente ao calor, misture o cacau em pó com 3 colheres (sopa) de água fervente e mexa rapidamente para dissolver o chocolate. Adicione essa mistura à massa reservada na tigelinha. Mexa até o chocolate ficar bem incorporado à massa.

Agora volte para a massa de banana da tigela maior. Junte a ela 3 colheres (sopa) de água fervente e mexa até a mistura ficar relativamente lisa.

Agora é a parte divertida: vamos marmorizar o bolo! Unte de leve uma fôrma de bolo inglês de 10 x 20 cm. Transfira a massa para a fôrma, alternando ½ xícara de cada tipo de massa. Não precisa tentar fazer perfeito. Aliás, quanto mais aleatório, melhor. Quando a fôrma já estiver com toda a massa, use uma faca sem ponta para formar o efeito marmorizado, fazendo movimentos circulares por cerca de 10 segundos.

Asse por 55 minutos. Teste o bolo espetando-o com uma faca: ela talvez saia suja, mas é por causa da banana. Se sair sem massa, é porque o bolo está pronto. Deixe esfriar numa grade de resfriamento e sirva.

Deixe seus comentários e sugestões e marque a gente nas redes sociais com @editoraalaude e #OsSegredosVeganosDeIsa. Bom apetite!