Páscoa em tempos de quarentena

Aí você decide que vai entrar para a turma dos vegetarianos. Chega de carne e de produtos de origem animal: agora é hora de um consumo alimentar sustentável, com menos crueldade e impacto ambiental. Você faz pesquisas, entra em grupos pela internet, segue páginas de humor vegetariano (e compartilha vários memes no grupo da família para dar aquela indireta na sua tia que ama um churrasco), forma toda uma comunidade de parceiros online para ajudar naquela hora difícil em que uma salsichinha frita parece ser a única solução. Força e dedicação.

Então, chega a Páscoa. E pior: em tempos de Covid-19. A primeira grande festividade em família este ano vai ser diferente. Em vez de ter todos os parentes reunidos em volta da mesa – nada de colocar a saúde da sua avó ou das suas tias mais velhas em risco, hein? –, é provável que você passe o feriado sozinho ou no máximo em companhia da sua família mais próxima. É quando várias questões passam por sua cabeça: “O que é que eu vou comer?”

E agora, veggie? Vai passar o almoço todo na saladinha de alface mergulhada em molho parmesão?

Nada disso. Para te ajudar, separamos uma receitinha do nosso livro 50 comidinhas veganas, de Katia Cardoso, bem elegante e tranquilíssima de preparar, para se acabar e ainda provar a todos que vegetariano nenhum precisa passar fome. Que tal?

Almôndegas de berinjela

4 berinjelas médias cortadas em pedaços pequenos

sal, pimenta-do-reino moída e pimenta calabresa a gosto

1 colher (sopa) de manjericão fresco bem picado

1/3 de xícara de azeite

2 colheres (sopa) de alho e cebola desidratados

3 colheres (sopa) de amaranto em flocos

1½ xícara (chá) de farinha de arroz

1. Preaqueça o forno a 180 °C.

2. Ponha a berinjela em um refratário pequeno e tempere com o sal, as pimentas, o manjericão e o azeite. Misture bem e leve ao forno por 30 minutos ou até ficar macia (mexa na metade do tempo). Retire do forno e deixe esfriar bem.

3. Transfira a berinjela para uma tigela e adicione o alho e a cebola desidratados. Adicione o amaranto e misture bem. Acrescente a farinha aos poucos até dar o ponto de enrolar.

4. Enrole e volte ao forno por 15 minutos ou até dourar. Sirva com molho de tomate.

Diquinha do sucesso: se quiser, adicione outros temperos de sua preferência à berinjela antes de levá-la ao forno.

Et voilá!